(44) 3653-1301 | gabinete@tuneirasdooeste.pr.gov.br

Galeria de Prefeitos


2013-2016

Prefeito: Luiz Antonio Krauss
Vice-Prefeito: Ézio Marques Ferreira

4º Mandato do Prefeito Luiz Antonio Krauss

2010-2012

Prefeito: Luiz Antonio Krauss
Vice-Prefeito: Ézio Marques Ferreira

Esta foi sua terceira gestão, e foi eleito prefeito em eleição complementar em 2010, devido à cassação do ex prefeito Walter Luiz Ligero.

Luizinho assumiu em substituição ao Prefeito Interino Genival Alves de Lima

2009-2010

Prefeito: Genival Alves de Lima
Vice-Prefeito:

Prefeito Interino

2005-2008

Prefeito: Walter Luiz Ligero
Vice-Prefeito: Jean Carlos Sartori Skiba

Walter Luiz Ligero é filho de Elpidio Ligero e Aparecida Laura Ruoco Ligero. Nasceu na cidade de Atalaia, Estado do Paraná no dia 08 de agosto de 1.960

É casado com Dona Irani Ligero e tem dois filhos: Walter Luiz Ligero Junior e Tamara Cristina Ligero.

Em Tuneiras do Oeste é empresário e atua no ramo de calçados sendo proprietário da Loja "Tanamanda Calçados".

Foi reeleito para uma segunda gestão, porém, teve sua diplomação e posse barradas pela justiça eleitoral.

2001-2004

Prefeito: Luiz Antonio Krauss
Vice-Prefeito: Taketoshio Sakurada

1997-2000

Prefeito: Luiz Antonio Krauss
Vice-Prefeito: João Francisco de Souza

Luiz Antonio Krauss, o Luizinho, foi o primeiro prefeito natural de Tuneiras do Oeste. Nasceu em 6 de dezembro de 1.962, filho de Geraldo Krauss e da senhora Arelina Massaroli Krauss. Cursou o primeiro grau no Colégio estadual Duque de Caxias, iniciando o 2º grau no Colégio de Contabilidade de Tuneiras do Oeste e concluindo-o no Colégio Positivo de Curitiba.

Cursou o 3º grau na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari, formando-se em ciências e matemática. Luizinho faz parte de uma família com mais três irmãos:Rudinei, Claudinei e Denise.

É casado com a Senhora Luzia Alexandre Krauss, a Lucinha, e dessa união nasceram Leandro e Lidiane. Iniciou sua vida profissional trabalhando na lanchonete de seu pai, e logo iniciou sua carreira de professor, lecionando no Colégio de Tuneiras do Oeste – Ensino de 2º grau, e após dois anos prestou concurso para trabalhar no Banco do Estado do Paraná – BANESTADO, tendo resultado satisfatório. Prestou serviços por 3 anos. Surgindo um novo concurso de 1º e 2º graus tornou-se professor por mais dois anos no Colégio Estadual Duque de Caxias, deixando posteriormente a sala de aula para assumir a direção do Colégio Machado de Assis no Distrito de Marabá.

Com apenas 30 anos de idade, com novas idéias e com grande vontade de ver Tuneiras do Oeste progredir, candidatou-se a vereador pelo Partido Trabalhista Brasileiro – PTB e se elegeu, chegando a ocupar o cargo de Presidente da Câmara de Vereadores. Na gestão seguinte, candidatou-se a Vice-Prefeito na chapa de Taketoshi Sakurada, o Bóia, elegendo-se e assumindo ao lado do chefe do executivo o cargo de chefe do Gabinete.

Como prefeito, em reuniões periódicas, Luizinho sempre procurou deixar bem claro que sua administração era voltada para o bem da comunidade em geral, centralizada nos interesses da comunidade e que somente com o apoio da mesma poderia fazer o trabalho que por certo ficaria gravado nos anais da história tuneirense. Foi por isso que o povo o aprovou levando-o á reeleição

1993-1996

Prefeito: Taketoshi Sakurada
Vice-Prefeito: Luiz Antonio Krauss

Taketoshi Sakurada, popularmente conhecido como “Boia” nasceu na vizinha cidade de Araruna no dia 13 de maio de 1.958. filho de Takeci Sakurada e Sakiko Sakurada. Residiu na cidade de Araruna somente até os dois anos de idade, mudando-se em 1.960 para o Bairro Canaã, neste município de Tuneiras do Oeste. Em 1.972 já adolescente veio com sua família para a sede do município. Cursou o primário na Escola Municipal Rui Barbosa, tendo como sua primeira professora a Senhora Maria José de Farias. Continuando seus estudos no atual Colégio Duque de Caxias. Iniciou e concluiu o 2º grau na Escola Técnica de Contabilidade de Cruzeiro do Oeste e posteriormente formou-se em Bacharel em Contabilidade pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranavaí.

Foi professor e diretor do Colégio Comercial de Tuneiras do Oeste. Iniciou sua vida profissional aos 11 anos de idade trabalhando de tratorista e depois no comércio; aos 19 anos de idade passou a exercer a função de funcionário público municipal, sendo primeiramente auxiliar de tributação, e em seguida exerceu o cargo de secretário da 268ª Junta de Serviço Militar e Identificador Datiloscopista.

Em 1.983 foi convidado pelo então recém eleito prefeito Municipal Benedito Manoel da Silva para exercer a função de Chefe de Gabinete, exercendo o mesmo cargo na gestão posterior do prefeito Nilceu Bonete. Foi casado com Dona Márcia Feitosa de Meica Sakurada e desse casamento nasceram Kaline Aparecida Sakurada e Taketoshi Sakurada Junior. Após fazer um bom trabalho como chefe de gabinete ganhou a confiança do povo tuneirense elegendo-se em 1.992, prefeito municipal com larga vantagem de votos sobre seu oponente.

Fez seu sucessor, o Prefeito Luizinho, que também por fazer um bom trabalho se elegeu com Bóia completando a chapa eleitoral na função de vice-prefeito. Durante sua gestão de vice-prefeito, Bóia fez um belo trabalho de assessoria na Capital do Estado.

1983-1988

Prefeito: Benedito Manoel da Silva
Vice-Prefeito: Francisco Gomes Ribeiro

Benedito Manoel da Silva nasceu em Vertentes, Estado do Pernambuco a 21 de agosto de 1.945, filho do Senhor Manoel José da Silva e Inácia Francisca da Silva. Iniciou seus estudos em sua própria terra, que teve sua conclusão já residindo por aqui, se formando em letras na Faculdade de Ciências e Letras de Umuarama.

Em 1.953 mudou-se para Tuneiras do Oeste, engajando-se na Prefeitura Municipal e posteriormente deixando-a, voltou a trabalhar na lavoura. De volta à prefeitura fez um bom trabalho envolvendo-se muito no assistencialismo se tornado muito popular e querido e com isso ingressou na política fundando o Partido do Movimento Democrático Brasileiro – MDB e por ocasião da escolha dos candidatos às eleições de 15 de novembro de 1.982, seu nome foi apontado pelas lideranças locais para concorrer ao cargo de chefe do executivo.

Em sua administração realizou obras de infra-estrutura e um trabalho de contato permanente com a comunidade, atendendo suas reivindicações e pedindo sugestões, sendo que os setores de educação e saúde eram priorizados. No último ano de sua gestão, formou-se em direito pela Universidade de Vassouras-RJ. É casado com a Senhora Irene Correa da Silva e desse casamento teve dois filhos: Débora e Adoniram.

1982-1992

Prefeito: Nilceu Bonette
Vice-Prefeito: Moacir Rodrigues

Nilceu Bonete nasceu em 12 de julho de 1.947 na cidade de Janiópolis, Estado de São Paulo, sendo seus pais Leonardo Bonete e Maria Castanha Bonete. Em 1.953, aos 6 anos de idade mudou-se para a cidade de Alto Paraná com sua família onde passou toda sua infância.

Cursou do primário até a 2ª Série Ginasial, fazendo um percurso de 12 quilômetros de bicicleta do sítio onde morava até a escola. Em 1.954, mudou-se para Paranavaí onde terminou o ginasial na Escola Estadual de Paranavaí. Trabalhava durante o dia no Banco Nacional da Lavoura e Comércio até completar o 2º Científico, finalizando-o em 1.968 no Colégio Iguaçu, na Capital do Estado.

Em 1.970 prestou vestibular em medicina na Universidade Federal de Santa Catarina, se ingressando na turma em julho do mesmo ano, formando-se em 1.978. Voltou já casado com Dona Maria de Fátima Bonete á Paranavaí onde trabalhou por algum período como médico da Santa Casa, nascendo ali seu primeiro filho, Murilo Bonete. No final deste mesmo ano de 1.978, aventurou-se à Tuneiras do Oeste onde exerce a medicina.

Em 1.984, nasceu sua filha Marilia Bonete, que completou sua família. Devido seu grande e dinâmico desempenho como médico carismático e atencioso aqui conquistou um grande ciclo de amizade, e o povo o levou a ser candidato a prefeito em 1.988 atingindo quase 90% dos votos válidos, coisa rara na história do município.