Lancado livro sobre a Reserva Biologica das Perobas

=Lancado livro sobre a Reserva Biologica das Perobas

Dezenas de pessoas participaram no dia 28 de janeiro, na Câmara Municipal de Tuneiras do Oeste, do lançamento do livro "Reserva Biológica das Perobas: Uma Ilha de Biodiversidade no Noroeste do Paraná". A publicação foi escrita por pesquisadores que desenvolvem projetos na Reserva e conta com imagens produzidas por fotógrafos do Fotoclube de Cianorte.

O objetivo da publicação é transmitir à sociedade parte do conhecimento científico produzido na Reserva Biológica em linguagem acessível, mesmo a quem não tenha formação específica. Além disso, o livro mostra como são feitos o gerenciamento e a proteção da Unidade de Conservação (UC) pelo Instituto Chico Mendes.

Capítulos específicos trazem dados sobre vegetação, invertebrados aquáticos, peixes, anfíbios, aves e mamíferos da Reserva, com fotos produzidas na Unidade. E, por fim, um capítulo trata da importância da educação ambiental para garantir a proteção do patrimônio natural.

Os autores e fotógrafos cederam seus textos e imagens para a publicação sem custo para o Instituto. Desta forma, o livro não será comercializado, mas distribuído gratuitamente às escolas da região, além de universidades e órgãos ambientais.

A impressão foi possível com a parceria firmada com o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITTI). A organização doou 2 mil exemplares do livro ao Instituto Chico Mendes, como parte do Programa de Educação Ambiental da obra de pavimentação da BR-487, a Estrada Boiadeira, que passa ao lado da Reserva das Perobas.

Fonte: ICMBio